Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Publicado em: 18/11/2019

Saiba o que é um Veda Frestas de Encaixe e como utilizar.

Saiba quando o Veda Frestas começou a ser utilizado, seus benefícios, dicas de utilização e como funciona cada modelo de vedação de encaixe para batentes.

Quando começou a ser utilizado?

No Brasil, as portas de médio e alto padrão começaram a ser comercializadas com este tipo de vedação a partir do ano 2000, para proporcionar melhor acabamento entre a porta e o batente, e maior conforto térmico e acústico. 

A partir do ano de 2010, com as novas normas de habitação e normatização de portas e batentes, as novas obras começaram a ser entregues com o Veda Frestas, passando a ser uma vedação mais frequente nos imóveis.

Mesmo assim, a maioria das pessoas não conhecem o que é um Veda Frestas de Encaixe, e muitas vezes até possuem portas com este acessório em sua casa ou na empresa onde trabalha, mas não sabem para que serve ou como foi instalado. Vamos entender como cada modelo funciona e quais os diferenciais entre eles.

 

O que é?

O Veda Frestas de Encaixe é um perfil de borracha vedante que se encaixa no batente da porta e fica fixo, realizando a vedação entre a porta e o batente. 

Para instalar este modelo de encaixe, é necessário que a porta tenha um canal ou um friso (como nas imagens abaixo), para que a vedação (espiga) se encaixe no friso, sem a necessidade de adesivos ou colas. Daí vem o nome "encaixe".

Atualmente no mercado brasileiro existem diversos modelos, mas os 3  modelos mais comuns são:

 

 

Central: o modelo central possui uma "espiga" de encaixe ao centro do batente.

 

 

Deslocado: como no modelo Central, o modelo deslocado possui uma "espiga" na vertical, porém está deslocada para a parte interna do batente. 

 

Lateral: o modelo com "espiga" lateral possui seu encaixe na horizontal, diferente dos modelos anteriores. Este é o modelo mais comum entre as fábricas de batentes e portas, e é o modelo que mais protege o batente contra rachaduras e quebras.

 

Diferenciais

Os diferenciais entre os modelos encontrados no Brasil são:

  • Dureza: cada fabricante utiliza uma composição de materiais e define a dureza (rigidez) do seu produto.
  • Espiga: os veda frestas que possuem sua "espiga" em material rígido oferecem mais facilidade para encaixar no friso. 
  • Película de proteção: alguns modelos de veda frestas possuem uma película de proteção para proteger a vedação durante a obra, transporte e a pintura da porta, antes da entrega final. A Comfort Door utiliza uma película de proteção laranja.

 

Benefícios

O Veda Frestas irá trazer diversos benefícios:

  • isolamento acústico e térmico
  • controle da passagem de ar e sujeira
  • controle da passagem de luz
  • contra passagem de insetos
  • contra trepidações
  • contra colisões bruscas, proporcionando um fechamento silencioso da porta

 

Dicas

Independente do modelo que você possui em sua porta, é necessário que seja realizado a limpeza periódica para manter a cor original do produto, utilizando uma flanela, sabão neutro e água. 

Após 5 anos de uso, as vedações podem apresentar rachaduras, deformidades, perda de cor devido a exposição a luz. Quando isto acontecer, verifique qual o modelo ideal para sua porta, e procure uma loja para substituir os seus veda frestas. 

Para facilitar a sua compra, normalmente uma porta convencional (de 60 a 80 cm de largura, por 210 cm de altura) possui 5 metros de vedação. Para portas mais largas ou mais altas, meça antes de comprar.

 

Compartilhe:

Cadastre-se | Receba nossas notícias